quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SAÚDE: A importância da atividade física

Com o passar dos anos, o nosso corpo vai perdendo flexibilidade. Isso faz com o que os músculos comecem a atrofiar nos impossibilitando de realizar algumas de nossas tarefas diárias, por exemplo: pegar algum objeto em local mais alto, pois nossa musculatura estará limitada a um esforço maior. A principal causa de tudo isso é a falta de atividade física, ou seja, o sedentarismo que hoje em dia tem se destacado como o mais prevalente fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Muitas vezes, achamos que para nos preocupar com nosso bem-estar físico e começar a praticar alguma atividade física temos que chegar na “terceira idade” e deixamos de pensar no que é correto, pois, a prática da atividade física deve se iniciar na infância, auxiliando o crescimento e desenvolvimento das crianças.

A prática de atividade física além de promover o lazer beneficia a integração social e o desenvolvimento de aptidões que levam a uma maior confiança e auto-estima, previne diversas patologias como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiorespiratórias, entre outras.

Aí vai uma dica para quem quer mudar seus hábitos de vida, começar a se exercitar e sair sedentarismo...

Os exercícios mais recomendados para adultos são: caminhada, corrida, ciclismo, natação, esteira, bicicleta ergonômica e hidroginástica.

Para crianças: passeios de bicicleta, skate, patins, caminhadas e brincadeiras ao ar livre...

ATIVIDADE FÍSICA É SAÚDE PRATIQUEM!!

--------------------------------------------------------------------------------------------

Karina Aparecida Garpelli

Graduada em licenciatura plena em Educação Física

Faculdade de Educação Física da ACM – Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário