quarta-feira, 27 de junho de 2012

OBEDIÊNCIA ÀS AUTORIDADES


“Filho meu, ouve o ensino de teu pai 
e não deixes a instrução de tua mãe.”
Pv 1.8-9

No Evangelho de Lucas há o relato do filho que pediu a parte da herança para seu pai. Na cultura judaica da época aquele que reivindicava a sua parte na herança sem que houvesse a morte de seus pais, estava desejando a morte deles. O final dessa trajetória de rebeldia foi dentro de um chiqueiro, sujo, malcheiroso (Lc 15.11-32). Em Gênesis, Cam, filho de Noé, atraiu maldição de Deus sobre sua descendência porque desrespeitou o seu pai e o envergonhou à vista de todos (Gn 9.20-27). O desastre desses jovens teve a desobediência como trampolim. De alguma forma, ambos desprezaram a autoridade paterna. Os degraus que levam muitos filhos ao abismo se iniciam na rebeldia contra os pais. “Honra teu pai e a tua mãe”, diz o Senhor.

Claro que a obediência a qualquer homem ou instituição não deve ser prestada se somos obrigados a desonrar a Deus. Importa sempre obedecer a Deus, mesmo que as implicações de sua fidelidade lhe reservem dificuldades (At 5.29). Agora, se não existe nenhum princípio bíblico sendo quebrado pelos seus líderes, a sua submissão é obrigatória e bíblica.

ORE


Senhor Deus, de ti procede toda a autoridade. Desonrá-la é um desrespeito a ti primeiramente. Sei que preciso ser mais submisso. Eu peço perdão pela minha rebeldia. Em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário